Alunos visitam e cuidam de horta implantada em aldéia indígena

Horta em aldeia indígena (Foto: Allyne Jaciara)
Horta em aldeia indígena (Foto: Allyne Jaciara)

Na última terça feira (24) por volta das 16 h os discentes do 5º ano cumpriram mais uma vez a tarefa a eles destinadas, de todas as terças-feiras se dirigir a horta, realizar a manutenção e analisar o desenvolvimento dos alimentos plantados. Nem a chuva intensa desestimulou a garotada. O objetivo é ensinar as crianças desde a educação infantil o processo de desenvolvimento dos alimentos, assim como as ações relevantes para que este aconteça plenamente.

 

Trata-se de atividades continuativas das realizadas no mês passado, mais precisamente nos dias 27 e 28 de abril, em que, docentes e discentes da Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza vivenciaram uma experiência educacional que jamais será esquecida. Em parceria com a visão mundial, ONG que há anos, atua beneficamente no município de Inhapi, foram desenvolvidas oficinas a partir da temática meio ambiente, alimentos alternativos e horta comunitária.

 

Foram dois dias de muito trabalho e aprendizagem. Além disso, um dos professores que lecionou no Curso de Licenciatura Indígena (CLIND) oferecido pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) aceitou o convite e ministrou uma das oficinas, compartilhando com os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receitas,simples, saborosas e saudáveis com alimentos tradicionais e comuns entre eles. Os discentes das demais séries ainda cantaram e coreografaram a música de Luiz Gonzaga “Xote ecológico”, recitaram poesias, produziram cartazes e discursaram sobre o tema.

 

Entretanto, o ápice do movimento foi sem dúvidas, a horta implantada próximo as casas cedidas que são utilizadas como salas de aula. Variedades como coentro, alface, cenoura, pimentão, etc. foram plantados. As crianças mostram-se interessadas em acompanhar o crescimento das variedades, comparando-as, intervindo quando necessário, garantindo, enfim que a horta torne-se mais que um projeto executado, seja uma lição de consciência ambiental a favor de uma vida mais saudável e natureza preservada.

 

Mais fotos estão disponíveis na galeria: www.keanafoto.zip.net. Acesse!

One thought on “Alunos visitam e cuidam de horta implantada em aldéia indígena

  • 22/06/2011 em 20:35
    Permalink

    Quero parabenizar essa artista Inhapiense, quero desejar todo sucesso do mundo…

Fechado para comentários.