Cidades

Sobe para seis o número de suspeitos da varíola dos macacos em Delmiro Gouveia, diz Sesau

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) divulgou nesta segunda-feira (29) que o município de Delmiro Gouveia registrou mais dois casos suspeitos de Monkeypox (Varíola dos Macacos).  Agora, o município tem seis pessoas sendo monitoradas. 

A Sesau informou ainda que os casos classificados como suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

A Secretaria da Saúde de Delmiro Gouveia (SMS) orienta que os sintomas da doença são: Bolhas na pele de forma aguda e inexplicável, dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. Nestes casos é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

Ainda de acordo com a Sesau, no que se refere à distribuição de casos por sexo, têm-se que 72(46,2%) são do sexo feminino, 84 (53,8%) do sexo masculino. A faixa etária com maior número de notificação entre os casos notificados é a de 20 – 29 anos, com 38 casos (24,4%), seguida de 5 – 9 anos com 20 casos (12,8 %).