NotíciasPolícia

Pariconha e Batalha registram casos suspeitos da Varíola dos Macacos, diz Boletim da Sesau

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) informou nesta terça-feira (9) que os municípios de Pariconha (1) e Batalha (2), no Sertão, registraram casos suspeitos de suspeitos da Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos, no município de Inhapi. 

Agora, a região tem sete pessoas em monitoramento. Os outros municípios que também tem suspeito da doença são Ouro Branco, com um caso e Inhapi, com três.  A Sesau ressalta que os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

O órgão ressalta que os resultados dos exames de diagnóstico da Monkeypox ainda não têm data para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fica localizada no Rio de Janeiro. 

A Sesau ressalta que os suspeitos permanecem sob isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados. 

A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).