Cidades

Semarh alerta para chuvas em Maceió e riscos para pessoas que vivem em encostas

Com previsão de chuva durante a semana, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um novo aviso meteorológico nesta quinta-feira (14). A maior preocupação é com as pessoas que vivem nas encostas.

“Devido aos acumulados já registrados nos últimos dias, as atenções ficam voltadas às áreas de encosta de Maceió, pois o solo encontra-se saturado, deixando-o mais instável. A vigência desse novo aviso deve ser pelo menos até a sexta-feira”, disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.

A previsão de chuva intercalada com períodos secos é válida para o litoral alagoano, Baixo São Francisco e Zona da Mata. A chuva pode atingir as outras regiões do estado, porém, com menor intensidade.

Segundo a Semarh, inicialmente, as chuvas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas de Alagoas e também não devem impactar os níveis das lagoas. No entanto, pancadas mais intensas podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis.

Estragos causados pela chuva

A forte chuva que atingiu Maceió no último final de semana causou danos e prejuízos em vários locais. Muitas ruas da capital ficaram alagadas. Em alguns pontos, houve deslizamento de barreiras.

Em apenas 48h, o volume de chuva no fim de semana em Maceió conseguiu superar média prevista para todo o mês de abril. A Sala de Alerta registrou um volume de 260 milímetros, o equivalente a 55 milímetros a mais que o esperado para todo o mês.

Fonte: G1 de Alagoas