Prefeitura firma convênio com laboratório e realiza exames gratuitos em escolas do município

A prefeitura municipal através das secretarias de saúde e educação mantém desde 2010 em Inhapi o projeto Saúde na Escola que consiste na coleta de sangue, fezes e urina de alunos das escolas do município para análises clínicas gratuitas em um laboratório local, o Kelly Bezerra que é responsável pela execução do projeto.

 

De acordo com a responsável pelo laboratório, biomédica Perllandya Costa Bezerra, a intenção é realizar exames laboratoriais no intuito de rastrear possíveis patologias existentes nos alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental com a faixa etária entre 06 e 11 anos. “Pretendemos detectar doenças que até então não sejam de conhecimento dos pais.” Explicou.

 

Ainda segundo a biomédica, depois do diagnóstico, se necessário, a secretaria de saúde acompanha o tratamento do paciente.

 

Etapas

 

Segundo a secretária municipal de educação, Ana Quitéria Bezerra, o Saúde na Escola foi dividido em várias etapas para poder dinamizar o atendimentos na cidade e na zona rural.

 

De acordo com a secretária, a primeira etapa consiste em realizar uma reunião com os pais dos alunos para mostrar como funciona o projeto. No encontro todos receberam coletores de fezes e urina, além de marcarem a data da coleta sanguínea dos filhos.

 

A segunda fase acontece quando uma equipe do laboratório vai para as localidades recolher os materiais para análise. Esta atividade conta com a assistência de membros do Programa de Saúde da Família (PSF), médicos e agentes comunitários (AC).

 

A terceira fase é a entrega dos exames na presença de um médico que medica os diagnosticados com alguma doença.

 

Atendidos

 

No Povoado Promissão cerca de 280 alunos do primeiro ao quinto ano foram atendidos pelo projeto. Em outras localidades como os sítios Cinco Umbuzeiro, Maracujá e Lagoa Nova pelo menos 200 alunos também foram beneficiados.

Já Nos sítios Azedém, Baixa do Mel e Piedade os exames vão ser entregues na companhia de uma médica do PSF nos dias de 8 a 10 de agosto.

 

Segundo Ana Quitéria outros sítios vão ser beneficiados ainda este ano.

 

 

Convênio

 

O projeto Saúde na Escola faz parte de um convênio da prefeitura municipal com o laboratório Kelly Bezerra que, dentro do acordo que foi assinado pelo prefeito Oberdan Tenório (Bel) no dia 20 de agosto de 2010, também garante atendimento a toda população.

 

Para o prefeito Bel o projeto facilita a vida de muitas famílias que não precisa mais sair da cidade para realizar os exames. “Além da facilidade, os exames são grátis.” Disse.

 

Ele ainda afirma que esta é uma das maiores ações do governo na área da saúde do município. “Este é um momento muito importante para o povo inhapiense. O que antes era pago e complicado ficou grátis e acessível a todos.” Completou.

One thought on “Prefeitura firma convênio com laboratório e realiza exames gratuitos em escolas do município

  • 15/08/2011 em 14:55
    Permalink

    É isso aí a administração de BEL. Em 2012 BEL nas urnas.

Fechado para comentários.