Polícia

Operação policial resulta na maior apreensão de maconha do ano em Mata Grande

Um trabalho de inteligência da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) em conjunto com a Polícia Militar (PM/AL) resultou na localização de um grande plantio de maconha, na manhã desta sexta-feira (1), por volta das 10h, no povoado Alagoinha, em Mata Grande.

Denúncias recebidas pela PC/AL deram início aos levantamentos realizados pelas equipes dos delegados Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Polícia de Delmiro Gouveia (1ª-DRP), Daniel Mayer, das delegacias Distritais de Piranhas, Olho D’água do Casado e Canapi, e Talles Araújo, da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e Gerência de Inteligência Policial (Ginpol).

Com apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Delmiro Gouveia, as equipes policiais civis planejaram uma operação para destruir o plantio e prender os responsáveis. Foi mobilizado o Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

As equipes por terra, com apoio pelos ares, conseguiram chegar à localidade denunciada, mas, ao perceber a chegada dos policiais, algumas pessoas que estavam irrigando a plantação fugiram correndo por dentro da caatinga. Os policiais realizaram buscas, mas não localizaram os suspeitos.

A plantação de maconha estava distribuída em duas localidades pertencentes a uma fazenda com cerca de 900 hectares. No local os policiais encontraram cabanas, gêneros alimentícios, fogões e talões de luz referentes a uma unidade que forneceria eletricidade para o sistema de irrigação da droga.

Nas duas roças encontradas os policiais arrancaram 25 mil pés de maconha, que é a maior apreensão desse tipo de entorpecente do ano. Foi coletada uma mostra para análise do Instituto de Criminalística (IC) e o restante da droga foi incinerado pelas equipes policiais ainda no local da apreensão.

Segundo o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, que também é responsável pela Delegacia de Mata Grande (28ª-DP), a polícia já tem conhecimento de quem são os responsáveis pelo plantio. “Vamos qualificar todos dentro do inquérito policial e depois vamos representar pela prisão preventiva deles”, disse.

Participaram guarnições do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes – Caatinga), Força Tarefa, Grupamentos de Água Branca, Pariconha e Distrito de Barragem Leste (Delmiro Gouveia), além de equipes policiais civis de delegacias da região.

Os trabalhos policiais foram coordenados pelos delegados Rodrigo Rocha Cavalcanti (1ª-DRP), Daniel Mayer (32ª-DP/Piranhas) e Thales Araújo (Ginpol), além do comandante do 9º – BPM, tenente-coronel Diogo, e subcomandante do mesmo quartel, capitão Miguel.

A ação foi acompanhada pelo secretário de estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, delegado-geral da PC/AL, Gustavo Xavier, gerente de Polícia Judiciária da Área 4 (GPJ-4), Rubens Martins, Comando Geral da Polícia Militar e Comando de Policiamento de Área do Interior.