Inhapi realiza IV Conferência Municipal de Saúde

O município de Inhapi através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu nesta quarta feira (10) das 10 h às 17 h no pátio da escola Nossa Senhora do Rosário, no centro.

 

Antes do início dos trabalhos houve apresentação cultural do grupo de idosos Viver Melhor que faz parte de um projeto da saúde local e é coordenado por Rita Tenório que é mãe do prefeito do município Oberdan Tenório (Bel). Um grupo de evangélicos também se apresentou antes da abertura oficial da conferência.

 

Discursos

 

A secretária municipal de saúde, Ana Cristina, proferiu um discurso explicando o motivo e o objetivo da realização do evento. “As propostas aqui apresentadas servirão como base para o melhoramento da saúde do município.” Disse.

 

A secretária também aproveitou para relatar os trabalhos que a secretaria vem realizando no município. Ana Cristina revelou que a prefeitura banca mais de 50% da folha de pagamento dos agentes de saúde que deveria ser do Sistema Único da Saúde (SUS).

 

Rita Tenório, representado seu filho, o prefeito Bel, complementou afirmando que a secretaria de saúde desempenha um trabalho sobre limites do SUS. “Dependemos muito do governo federal e do Sistema. Mas, tudo que podemos fazer, fazemos. Saúde não espera.” Disse.

 

Tenório ainda citou a escassez de médicos disponíveis para trabalhar, principalmente em municípios pequenos. Mas, também aproveitou para anunciar novas conquistas na área.

 

Disse que em breve o município vai ganhar uma base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um posto de saúde que está sendo construído no Povoado Croatá e um profissional psicólogo para atender pessoas dependentes químicos. Ainda de acordo com Rita, Inhapi foi contemplado com saneamento básico pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

 

Convidados

 

Estiveram presentes no evento médicos, enfermeiros, secretários e vereadores, além de representantes da Saúde do Estado. Representantes da guarda municipal e integrantes da igreja evangélica Assembléia de Deus também compareceram.

 

Eleição

 

Na ocasião foram eleitos os delegados do conselho municipal de saúde que vão representar o município na Conferência Estadual de Saúde (COESA) que vai ser realizada depois da etapa de conferências municipais. Entre os eleitos estão os enfermeiros do município Robson e Carla.

Veja mais fotos: AQUI

3 thoughts on “Inhapi realiza IV Conferência Municipal de Saúde

  • 15/08/2011 em 14:44
    Permalink

    “eita”, tome veneno.

  • 13/08/2011 em 17:55
    Permalink

    isto é uma vergonha, primeiro é importante falar que tiveram a sociedade civil no evento e foram eleitos tambem para representar o municipio, a comunicação serve para mostrar o fato como ele é não como a gestão do municipio quer… faça uma comunicação para todos….

  • 11/08/2011 em 13:06
    Permalink

    pagamento sem datas para pagar aos funcionarios

Fechado para comentários.