Cidades

Fundeb das prefeituras de Canapi, Inhapi e Mata Grande terá acréscimo de R$: 22,7 Milhões de reais em 2022 garantindo o reajuste de 33,24% para os professores.

Muito tem se falado que o Governo Federal concedeu o reajuste salarial nacional dos professores de 33,24% sem garantir os recursos necessários para que estados e municípios cumpram a Lei do Piso e que o Presidente Jair Bolsonaro teria agido desta forma visando apenas sua reeleição este ano. 

Pois bem, vamos aos fatos! No dia 24\12\2021, ou seja, 03 (três) dias antes da oficialização do novo piso salarial nacional dos professores pelo presidente Jair Bolsonaro, o MEC\ME publicou a Portaria de Nº 11 estabelecendo os parâmetros referenciais anuais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb para o exercício de 2022 (Confira Aqui!), nas modalidades Valor Anual por Aluno – VAAF e Valor Anual Total por Aluno – VAAT. Em resumo, o presidente Jair Bolsonaro só autorizou o reajuste de 33,24% sobre o Piso Salarial Nacional do Magistério, porque já tinha a garantia do MEC que estados e municípios receberiam os recursos necessários. 

Por todo o exposto, vejamos agora o exemplo dos municípios do Triângulo das Bermudas do alto sertão alagoano (Canapi, Inhapi e Mata Grande). Confira abaixo quanto cada um irá receber do Governo Federal em impostos + complementação da união VAAF\2022: 

fonte: Central do Sertão