Copa América: Fred faz gol salvador, Brasil empata com Paraguai mas segue sob risco

Atacante Fred, autor do gol salvador
Atacante Fred, autor do gol salvador

Foi por pouco. Em uma nova atuação desastrosa, o Brasil se livrou de uma derrota para o Paraguai graças a um gol salvador de Fred, aos 44min do segundo tempo. O jogo terminou 2 a 2, e a equipe de Mano Menezes segue sob risco de dar vexame na Copa América.

Com o empate, brasileiros e paraguaios somam dois pontos no Grupo B. Na quarta-feira, às 21h45, o selecionado pentacampeão mundial precisa ganhar do Equador para se classificar às quartas de final. Um tropeço pode significar uma eliminação precoce, o que seria um vexame histórico para o país atual bicampeão continental.

Os aficionados brasileiros, minoria no estádio Mario Kempes, em Córdoba, não gostaram do que viram e pediram até por Marta, jogadora eleita por cinco vezes a melhor do mundo.

Mano Menezes também foi alvo dos protestos. O treinador surpreendeu ao sacar o criticado Robinho e apostar em Jadson. O novo titular errava muitos passes e estava mal, quando abriu o placar aos 38min do primeiro tempo.

No intervalo, apesar de ter balançado a rede, Jadson deu lugar a Elano. O Brasil começou a errar demais e chegou a ficar na roda, para delírio dos paraguaios, que dominaram as arquibancadas, graças também ao apoio de argentinos infiltrados.

Aos 10min, Estigarribia fez o passe para o meio, Santa Cruz entrou sozinho e bateu colocado, tirando Julio Cesar do lance.

O pior estava por vir. Aos 21min, Daniel Alves perdeu a bola na área para Riveros, que tocou para Santa Cruz. O camisa 9 só rolou para Valdez, que chutou prensado em Lucio. A bola bateu no paraguaio e encobriu Julio Cesar.

Neymar e Pato não acertaram uma jogada e foram anulados pela marcação rival. Mano mandou a campo Lucas e Fred, nos lugares de Ramires e Neymar. O jovem santista, principal revelação do futebol brasileiro, ouviu uma sonora vaia de todo o estádio.

E foi do centroavante do Fluminense que saiu o gol salvador, aos 44min. O camisa 19 girou sobre o zagueiro e finalizou com precisão.