Bombeiros fiscalizam comércio de fogos de artifício

Estabelecimentos devem cumprir normas de segurança
Estabelecimentos devem cumprir normas de segurança

Com a chegada dos festejos juninos a cidade ganha novas cores, e junto a elas velhos costumes ganham força. Um grande exemplo é a soltura de fogos de artifício, os quais encantam adultos e crianças nesta época do ano. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados, e as normas de segurança estão sendo garantidas pelo trabalho de fiscalização constante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através dos militares da Diretoria de Serviços Técnicos (DST).

Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBMAL e cumprir certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade e dois baldes com água. O comprimento máximo das barracas deve ser de doze metros, e a quantidade máxima de fogos por barraca deve ser de quinhentos quilos, conforme art. 207 do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP).

Segundo o Capitão BM Jerônimo do Nascimento, Oficial vistoriante da DST, os cuidados devem começar desde a aquisição do material. “O consumidor deve observar a classificação do produto na hora da compra. Esta atitude já diminui vários riscos”, afirmou o oficial, lembrando ainda a importância de se observar um local seguro para a soltura dos fogos.

Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, quanto durante a utilização, como observar a classificação dos artefatos (Classe A – Infantil; Classe B – Juvenil; Classe C – Adulto; Classe D – Profissional), ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto, não soltar fogos em locais cobertos, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas. Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Alagoas. Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone (82) 3315-2819.

One thought on “Bombeiros fiscalizam comércio de fogos de artifício

  • 27/06/2011 em 15:41
    Permalink

    VAMOS VER SE FISCALIZA NA AREA DE SAÚDE POIS OS RECURSO E PRA SE TER MEDICOS, REMEDIOS,MATERIAS COM SURFICIENCIA E CARROS PARA OS PACIENTES NA HORA DAS DILIGENCIAS NESSEÇARIA.NÃO SEI DE QUEM A RESPONSABILADE.HOJE FOI AO POSTO DE SAÚDE ME TONEI SUPRESSO PELA RESPOSTA DO SECRETARIO DE SAÚDE.EM ME DIZER QUE O MUNICIPIO E MUITO PRECARIO NÃO PODIA A RECARTA COM O MATERIAL NESSEÇARIO.PARA O TRATAMENTO DO MEU PAI QUE FOI AMPUTADO PARTE DO SEU PÉ ESQUEDO.VEJA MATERIA QUE EU FALEI.1 CXA LUVA ,GASE ESTERELIZADO.FAIXA.ESPARADAPRO E SORO PARA LAVAR O LOCAL DO PÉ.E FEITO DOIS CORATIVO AO DIA.

Fechado para comentários.