Renato Filho contribuirá com o Governo de Alagoas, diz Paulo Dantas
Foi para conhecer os projetos sociais desenvolvidos no Pilar que o governador Paulo Dantas esteve, esta semana, no município da região metropolitana de Maceió e viu de perto iniciativas que têm transformado a cidade, já prometendo reproduzi-las em outras regiões do estado. E foi atestando a credibilidade da gestão Renato Filho que o governador também fez um convite especial ao prefeito.
É que, inspirado neste perfil transformador, Paulo Dantas quer Renato e a deputada estadual Fátima Canuto integrando o grupo de trabalho que terá a responsabilidade de elaborar seu plano de governo, a ser executado em caso de vitória nas eleições de outubro.
“Alagoas lhe reconhece como um líder porque você faz uma gestão exitosa, um trabalho de excelência. Tem totais condições de assumir qualquer cargo público. E é por isso que lhe quero cada vez mais próximo de mim, para que me chame a atenção quando discordar do meu ponto de vista. É dessa forma, ouvindo as pessoas que querem o bem do nosso estado, que podemos sempre tomar a melhor decisão”, disse o governador, que, na quarta-feira (07), visitou o complexo esportivo do Pilar, a Casa da Mulher Pilarense e o Santo Cruzeiro.
No complexo, Paulo Dantas mostrou-se surpreso com a estrutura ofertada aos estudantes pilarenses e, na oportunidade, prometeu levar o mesmo modelo para todas as regiões de Alagoas. Segundo ele, serão 10 equipamentos semelhantes ao de Pilar, totalizando um investimento de R$ 100 milhões. “Educação é fundamental para o desenvolvimento do estado, e é por isso que seguiremos priorizando a educação, dando continuidade aos avanços conquistados na gestão do ex-governador Renan Filho”, comentou Dantas.
Durante a visita, o governador conheceu, ainda, a experiência de um pequeno produtor rural assistido por meio do programa Plantando o Futuro, criado para fomentar a geração de emprego e renda no campo. Com o programa, a Prefeitura também compra alimentos da agricultura familiar, garantindo merenda saudável para os alunos da rede municipal de ensino. “É um sistema perfeito”, atestou Dantas.
Acompanhado do ex-governador Renan Filho, Paulo Dantas deixou a zona rural e seguiu direto para a Casa da Mulher Pilarense, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e oferta uma série de especialidades. O espaço, que também reúne práticas integrativas e complementares, como yoga, pilates e hidroginástica, já contabiliza mais de três mil atendimentos desde a sua inauguração, em outubro do ano passado. “Trata-se de mais uma iniciativa muito importante. O nosso governo, por exemplo, é o que mais nomeou mulheres para o primeiro
Já o ex-governador Renan Filho destacou o alcance da parceria com o prefeito Renato Filho, parabenizando o gestor pelo zelo com o recurso público.
“Foi por isso que, com muita humildade, viemos ao Pilar, para ver de perto tantas iniciativas bem-sucedidas. Quando Renato assumiu, o hospital do município estava fechado. E a cidade era a mesma, com os mesmos recursos. Em pouco tempo, Pilar se tornou um canteiro de boas experiências. O Renato conseguiu tirar a cidade do mapa da violência porque formou um time técnico competente, focado no mesmo propósito e que ainda conta com a liderança da deputada Fátima Canuto para fazer desta gestão uma referência em todo o país”, comentou.
O prefeito Renato Filho, por sua vez, agradeceu a ambos pela visita e se colocou novamente à disposição para trabalhar por Alagoas, já encaminhando duas solicitações ao governador Paulo Dantas. A primeira versa sobre a análise de projeto para a canalização do gás natural, para que Pilar encabece o processo de interiorização defendido pelo gestor, enquanto a segunda diz respeito ao pequeno produtor, para que o governo estadual invista 70% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de alimentos da agricultura familiar – como já acontece no Pilar, onde o agricultor recebe assistência técnica e tem acesso facilitado a crédito, por meio do Banco Pop.
“O alagoano não vai aceitar mais retrocesso, mas sei que o governador Paulo Dantas conseguirá grandes feitos. Está preparado para ir à luta, seguindo o ritmo do ex-governador Renan Filho”, disse Renato Filho, que também pediu um esforço conjunto no sentido de potencializar os cartões postais de municípios do interior, “já que nossas riquezas vão muito além do litoral alagoano”.
E antes de encerrar a visita, Paulo Dantas ainda foi presentado pela deputada Fátima Canuto com o artesanato mais tradicional do Pilar, a cabeça do bagre, peixe que habita a Lagoa Manguaba e é patrimônio imaterial de Alagoas. A parlamentar, inclusive, também fez um pedido especial ao governador, que prometeu recepcionar o projeto para a criação de uma terceira faixa de rolamento numa das principais vias de acesso ao município, atendendo, assim, a uma antiga reivindicação dos pilarenses.