Política

“Nós estamos sem governo do Estado em todas as áreas”, criticou prefeito

Há exato uma semana, na entrega das máquinas do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas (MDA), na sexta-feira, 20, o prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), não economizou nas palavras ao criticar a postura do governador Teotônio Vilela (PSDB) no tratamento dado aos municípios em 2013.

Por outro lado, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) elogiou – várias vezes – o governo da presidente Dilma Rousseff. No mesmo discurso, Celso Luiz também elogiou o deputado federal Paulão (PT) pela atuação do parlamentar em Brasília.

“E dizer, Paulão, da satisfação e alegria de ver seu empenho como deputado federal.  Realmente, eu estou alegre e satisfeito em ver que você está no lugar certo. Que alagoas precisa continuar com você pela sua ligação com o Governo Federal, pela sua amizade com pessoas que representam o PT em Brasília e você está demonstrando um belíssimo trabalho”, disse Celso.

Ainda sobre Dilma Rousseff, Celso fez questão de ressaltar que o governo Federal tem ajudado cidades de todo o Brasil.  Na oportunidade, ele disse que o PT está participando e dando a contribuição para os municípios.

“Devemos fazer justiça ao governo Federal que vem ajudando muitos municípios em quase todas as áreas. Não tem resolvido todos os problemas, é claro, mas os problemas existirão sempre. O governo Federal está participando. Precisa dar mais, precisa. Mas vem ajudando Alagoas”, enfatizou.

Já quando falou do governo do Estado o prefeito de Canapi não poupou críticas ao modelo tucano de governar. Segundo o gestor, o Executivo estadual não tem contribuindo para melhorar os problemas dos municípios alagoanos.

Foto: Jota Silva
Foto: Jota Silva

“Nós prefeitos vêm tentando solucionar, ajudar e trabalhar no nosso município. Mas o grande problema de Alagoas hoje é o Estado de Alagoas. A União está aqui. O governo Federal ajudando os municípios. A gente no município se acabando! E o Estado, no meio, não ajuda os municípios. E, além de não ajudar, cria problema pra gente nas áreas como a segurança, saúde, educação. Alagoas era melhor não existir o Poder Público do Estado. Porque só faz atrapalhar, não ajuda em nada, só é despesa para gente e não vemos ação nenhuma”, criticou.

No fim do discurso, o prefeito canapiense citou alguns problemas que enfrenta no município por conta da ausência do Estado. Ele – Celso – mostrou sua indignação com o governo de Téo Vilela.

“Lá em Canapi tem uma escola do ensino médio que quem está mantendo sou eu. No transporte, professores, parte administrativa, na polícia e tudo. Eu vim aqui na AMA várias vezes para discutir os problemas dos municípios. Toda vez que o governo do Estado veio não resolveu o problema. As coisas não andam. Carro-pipa não paga. Não tem ação. O Estado de Alagoas não tem ação. Alagoas é único do Brasil que paga o Fundeb atrasado. Em Alagoas nós estamos sem Governo do Estado em todas as áreas. A verdade é essa”, finalizou o prefeito.