Instituto de Identificação de Alagoas suspende temporariamente as atividades

Com a maior rede informatizada do Brasil, o Instituto de Identificação de Alagoas será obrigado a paralisar suas atividades de emissão de carteira de identidade temporariamente, a partir do meio-dia (12h) desta sexta-feira, 1º de julho. O motivo é a transferência e manutenção do banco de dados do sistema de identificação civil e criminal para um servidor mais amplo e seguro.

A transferência será do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Instituto para o CPD do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado, o ITEC. Apesar de o serviço ser realizado no prédio central do Instituto no Centro de Maceió, a paralisação atingirá toda a rede de atendimento da capital e do interior do Estado o que impossibilitará o funcionamento dos postos.

Segundo a diretora do Instituto, Maria Madalena Cardoso, a transferência se faz necessária para aumentar a capacidade do servidor do órgão. “Durante o Carnaval deste ano ocorreu o rompimento da fibra ótica responsável pelo funcionamento do sistema que paralisou todos os postos de Identificação da capital e do interior. Com essa transferência para o ITEC iremos garantir um melhor espaço físico e suporte técnico necessário para melhor comportar o banco de dados”, informou Madalena.

Ainda segundo a diretora, mesmo com todo o cuidado e manutenção, o sistema corria um risco constante de perda de informações contidas no banco de dados do Instituto. “Desde um curto-circuito a um fenômeno natural poderíamos sofrer prejuízos significativos. Agora o novo servidor permitirá o backup da base de dados do sistema, o que eliminará a possibilidade de perda dos dados armazenados”, garantiu a diretora.

Mas os alagoanos que desejam tirar urgentemente a carteira de identidade não precisarão se preocupar. Pensando neles, a direção do II determinou que a transferência e manutenção fossem realizadas durante todo o final de semana, se estendendo ao máximo até o dia 04 de julho, retornando o atendimento ao público já no dia seguinte, na próxima terça-feira.

Locais onde o serviço é prestado e que terão as atividades temporariamente suspensas para a transferência e manutenção: Sede do Instituto de Identificação; Postos dos Shoppings Farol e Miramar; Centrais de Atendimento ao Cidadão – JÁ Centro e Mangabeira; Posto Comunitário do Benedito Bentes e nos Postos das Cidades de Arapiraca; Batalha; Campo Grande; Coruripe; Delmiro Gouveia; Matriz do Camaragibe; Palmeira dos Índios; Pão de Açúcar; Penedo; Piranhas; Santana do Ipanema; São Luiz do Quintude; São Miguel dos Campos; Teotônio Vilela; União dos Palmares; e Viçosa.