Cidades

Governador de AL diz que Pazuello informou em reunião que vai comprar qualquer vacina com eficácia comprovada

O governador Renan Filho (MDB) disse que, em reunião com governadores na tarde desta quarta-feira (17), o ministro da saúde, Eduardo Pauzello, informou aos gestores estaduais que o Governo Federal vai comprar vacinas contra a Covid-19 de todos os laboratórios que têm vacina com eficácia comprovada, e que tem o cronograma de vacinação dos próximos dois meses.

Também na reunião virtual, o ministro Eduardo Pazuello informou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho.

“A vacina da União Química, que é a vacina russa, foi apresentada pelo ministro já no Plano Nacional de Imunização. Eles não têm produção para curto prazo, mas será incorporada ao médio prazo no plano. O plano está levando em consideração todas as possibilidades de incluir vacina. O Ministério deseja adquirir para o plano qualquer vacina que tenha eficácia reconhecida. Segundo o ministro, o país vai comprar vacina de todos [laboratórios] que tenham vacina com eficácia comprovada”, disse o governador de Alagoas.

Segundo Renan Filho, Pazuello disse que nas próximas horas, vai entregar aos governadores o cronograma de vacinação para março e abril.

“O que está na planilha que o ministro apresentou são 51 milhões de doses para os meses de fevereiro e março. Entretanto, solicitou a nós [governadores] que aguardássemos até o final do dia, porque ele vai encaminhar a confirmação, com a data correta para fevereiro e para março”.

“O ministro fez uma observação. Os contratados, que são sobre Fiocruz e o Butantan, precisam cumprir os contratos com o Plano Nacional de Imunização, precisam entregar as vacinas”.

Renan Filho também disse que o ministro da saúde falou para os governadores que a União vai financiar leitos de UTI para Covid-19, e que a próxima leva de vacinas chegará aos estados no dia 24.

“Foi apresentado um calendário de repasse. O ministro disse que, inclusive, os leitos utilizados em janeiro já foram pagos. E ele garantiu, peremptoriamente, que todos os leitos que forem abertos receberão financiamento da União”, disse.

Após falar com a imprensa, o governador de Alagoas voltou para a reunião com o ministro.

Governador de AL, Renan Filho, em reunião virtual com governadores e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello — Foto: Ascom/Governo de Alagoas
Governador de AL, Renan Filho, em reunião virtual com governadores e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello — Foto: Ascom/Governo de Alagoas

Fonte: G1 de Alagoas