GBM de Santana do Ipanema conta com nova viatura de combate a incêndio

Tropa recebeu treinamento para operar o ABS-01
Tropa recebeu treinamento para operar o ABS-01

Desde a última semana, a população de Santana do Ipanema, município onde está localizado o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conta com um maior apoio nas ocorrências de combate a incêndio. A novidade é o ABS-01 (Auto Busca e Salvamento), viatura que além de transportar materiais de salvamento terrestre e em altura, possui capacidade de dois mil litros de água para combate ao fogo.

A viatura, adquirida em 2006, foi totalmente reformada pelo Centro de Manutenção do CBMAL e entregue ao 9º GBM em condições totais de uso. Para tanto, todos os condutores passaram por um treinamento ministrado pelos militares do CMAN, Sub Tenente Ataíde, Sargento Manoel, Sargento Venâncio e Cabo J. Fábio, a fim de sanar possíveis dúvidas na utilização do caminhão, bem como testar os equipamentos.

Conforme o Comandante do 9º GBM, Tenente Coronel BM José Pedro Filho, o ABS encontra-se em pleno funcionamento, já foi empregado em ocorrências e traz muitas melhorias ao grupamento, e consequentemente à comunidade. “A tropa está muito satisfeita com a nova viatura, a qual possui uma tecnologia avançada e é de rápida locomoção”, afirmou o Tenente Coronel.

Além do 9º GBM, as viaturas dos Grupamentos de Maragogi e Penedo passaram por uma manutenção geral, tanto corretiva quanto preventiva, o que garante um serviço de maior eficiência. As melhorias na área operacional do CBMAL são um reflexo dos investimentos realizados pela Corporação, bem como pelo pagamento da Taxa de Bombeiros por parte da população alagoana, a qual investe e recebe os resultados em forma de serviço de qualidade.