Flamengo abre 2 a 0 mas cede empate ao Figueirense em Florianópolis
O Flamengo teve a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, mas não suportou a pressão do Figueirense. Com dois gols de Deivid, os cariocas abriram vantagem no Estádio Orlando Scarpelli. Na base da raça, os catarinenses foram superiores e empataram o jogo no final, por 2 a 2, pela 16ª rodada. Com o resultado, o time rubro-negro segue dividindo a ponta com o Corinthians, com 34 pontos.
Os pais também não deixaram de ser homenageados em Santa Catarina. Enquanto os jogadores do Flamengo entraram com uma faixa, os comandados de Jorginho subiram ao campo de mãos dadas com os pais. Quando a bola rolou, o clima fraterno transformou-se em muita disputa.
Logo aos 7min, os donos da casa vibraram com um gol de Fernandes, que aproveitou um escanteio desviado por Júlio César. Estava impedido e o lance foi anulado. Era a demonstração de uma pressão que viria sobre o Flamengo.
A resposta saiu dos pés de Ronaldinho, aos 18min, em uma falta cobrada no ângulo direito defendida por Wilson. O clima esquentou, com os jogadores do Figueirense em cima na marcação sobre o trio formado por Thiago Neves, Deivid e, principalmente, Ronaldinho.
Quando o Figueirense parecia perto do gol, o Flamengo mostrou porque briga pelo título. Aos 36min, Ronaldinho abriu na ponta direita para Léo Moura, que cruzou no centro da área para a cabeçada mortal de Deivid. Felipe teve trabalho no gol rubro-negro, mas os cariocas seguraram o placar parcial de 1 a 0.
Jorginho promoveu a estreia do atacante Somália, ex-Duque de Caxias e São Caetano, no lugar de Fernandes. Mas viu do banco a dupla Ronaldinho e Deivid brilhar novamente. Aos 5min, o meia-atacante bateu escanteio, a bola cruzou a área e Deivid, de cabeça, fez o segundo gol – o oitavo dele na competição, um a menos que o artilheiro Ronaldinho.
O jogo pegou fogo após três minutos, com a estrela de Somália. O atacante recebeu na entrada da área e diminuiu para o Figueirense. O gol embalou o time. Após escanteio, aos 25min, o zagueiro Edson Silva antecipou o goleiro Felipe e fez 2 a 2.
Luxembrugo colocou o time à frente, com a entrada de Botinnelli no lugar do volante Airton. O Flamengo perdeu a cabeça, levou seis amarelos e saiu reclamendo da arbitragem.
As duas equipes voltam a campo no Estádio João Havelange, no Rio. Na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília) o Figueirense sai para enfrentar o Fluminense. Já o Flamengo recebe na quinta, às 21h, o Atlético-GO.
Figueirense 2 x 2 Flamengo
Gols:
Figueirense : Somália, aos 8min do 2º tempo; e Edson Silva, aos 25min do 2º tempo.
Flamengo : Deivid, aos 36min do 1º tempo e aos 5min do 2º tempo.
Figueirense Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Túlio, Jackson (Pittoni), Maicon e Elias (Leandro Chaves); Júlio César e Fernandes (Somália). Técnico: Jorginho Campos.
Flamengo Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior César; Airton (Bottinelli), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cartões Amarelos
Flamengo: Willians, Airton, Ronaldinho, Renato Abreu, Deivid e Felipe
Árbitro
Heber Roberto Lopes-PR
Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC.