Cidades

Duas pessoas receberam doses de vacinas diferentes contra Covid-19 em Maceió, diz SMS

Duas pessoas tomaram a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 de fabricantes diferentes em Maceió: da CoronaVac e AztraZeneca. A informação foi confirmada neste sábado (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Por meio de nota, a SMS afirmou que a aplicação da segunda dose do imunizante, nos dois casos, foi feita com intervalo superior a 15 dias da 1ª dose. Dessa forma, a imunização é considerada válida, não sendo indicado, até o momento, fazer uma terceira aplicação de vacina contra Covid-19 (veja a nota abaixo).

A SMS disse ainda que os vacinados estão sendo monitorados.

A imunização contra a Covid-19 só é completa após a aplicação das duas doses. Para a AstraZeneca, o intervalo entre uma e outra é de 90 dias. Já no caso da CoronaVac, o período é de 14 a 28 dias. Especialistas recomendam que o paciente receba as doses do mesmo fabricante.

Casos semelhantes foram registrados em todo o país. Em Santa Catarina, ao menos 232 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com doses de fabricantes diferentes em 73 cidades.

Nota da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, desde o início da campanha de vacinação contra covid 19 em Maceió, em janeiro de 2021, foram notificados dois casos de vacinação com diferentes imunobiológicos. Em ambos, a vacinação da 2ª dose foi feita com intervalo superior a 15 dias da 1ª dose, sendo, dessa forma, considerada válida a 2ª dose, não sendo indicado, até o momento, fazer uma terceira dose de vacina contra covid 19.

Sobre as medidas adotadas ao se identificar um caso de administração com diferentes imunobiológicos, a SMS esclarece que é sempre notificar ao PNI municipal, onde a equipe responsável por eventos adversos e erro de imunização irá acompanhar, monitorar os vacinados e aguardar conduta médica do CRIE diante dos casos notificados.

Fonte: G1 de Alagoas