Dia das mães: Confira roteiros especiais para aproveitar a data em Alagoas
Não há como não se apaixonar por Alagoas. Seja pelo mar verde-esmeralda, os extensos coqueirais, os cânions imponentes às margens do Velho Chico, ou pelas belíssimas cidades históricas, o destino guarda roteiros especiais, que vão desde o sol e mar a rotas de experiência, trilhas, passeios rurais ou até mesmo com perfil gastronômico.
Navegar pelo belíssimo Rio São Francisco, admirar os cânions rochosos de mais de 30 metros de altura, experimentar uma aventura de tirolesa, andar pela trilha de Lampião e seu bando, conhecer as pinturas rupestres da região e se encantar pelo artesanato produzido na Ilha do Ferro – essas são algumas das opções de passeios na região dos Cânions do São Francisco.
São várias as cidades históricas banhadas pelo Rio São Francisco em Alagoas – dentre elas, Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar e Olho D´Água do Casado, que guardam histórias e paisagens de tirar o fôlego.
Entre Delmiro Gouveia e Olho D´Água do Casado, o Rio São Francisco forma uma paisagem monumental, entre cânions rochosos com mais de 30 metros de altura. Já a cidade de Piranhas, tombada pelo IPHAN, guarda as histórias do cangaço e uma arquitetura encantadora.
Com inúmeros coqueiros ao longo de sua orla, a praia da Ponta Verde, localizada em Maceió, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas do Nordeste. Seu símbolo, o Farol da Ponta Verde, fica localizado na incrível barreira de corais que compõem a região. Com boa infraestrutura de barracas e alguns ambulantes que circulam no local, a praia é ideal para frequentar com crianças durante a maré baixa, e também para a prática de caiaque, mergulho, stand-up paddle, natação e windsurf.
A Ponta Verde é ideal também para a prática de atividades físicas, com uma orla e ciclovia perfeitas para corridas e longas caminhadas, ou um belo passeio de bicicleta. Além disso, uma caminhada no final da tarde na região oferece um por do sol inesquecível.
Vizinha à praia de Ponta Verde, a enseada da Pajuçara encanta pelos tons azul e esverdeado do mar. Na região, há também bares, restaurantes e a famosa feirinha de artesanato – uma ótima opção para a compra de presentes e itens da arte popular local. É da Pajuçara que partem os passeios de jangada artesanal para as famosas piscinas naturais, repleta de peixinhos coloridos e uma natureza exuberante.
Região permeada de história e com uma arquitetura diferenciada, o sul de Alagoas pode ser o lugar ideal para um passeio especial para o Dia das Mães. Tombada pelo IPHAN, a cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.
A cidade conta ainda com o histórico Teatro Sete de Setembro, museus, edificações neoclássicas e exemplares de art nouveau.
Distante cerca de 22km do centro de Maceió, a praia de Ipioca fica localizada no Litoral Norte da capital. Praticamente deserta e com uma longa faixa de areia, a praia é ideal para longas caminhadas. Durante a maré baixa, é possível visualizar os corais da região e tomar banho nas piscininhas que se formam ao longo da praia, sendo ideal para as crianças. Na região há também alguns beach clubs, que funcionam com sistema day-use, com ótima infraestrutura.Areias claras, água translúcida, coqueiros a perder de vista e muito sossego. Assim é a praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas. Localizada na já famosa Rota Ecológica da Região Norte do estado – onde ficam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe – a praia é sinônimo de sustentabilidade, com áreas de restinga preservadas e areias limpas.Na maré baixa, é possível chegar a pé nas piscinas naturais que, com suas águas mornas e conjunto de corais e peixinhos multicoloridos, encantam os visitantes. A região, que é famosa pela exclusividade, possui pousadas charmosas com ambientes que unem o rústico ao luxo e entregam sonhos, sem perder a tranquilidade de uma pequena vila de pescadores com clima de interior, sendo o destino ideal para relaxar e curtir o sol e mar.