Cobrado e abatido, Ronaldinho Gaúcho busca paz no Engenhão

Após cobrança, Ronaldinho Gaúcho evitou as brincadeiras nos treinamentos
Fpto: Fabio Borges/Vipcom

Vaiado, criticado, questionado e cobrado. Assim foi a semana de Ronaldinho Gaúcho após o empate sem gols diante do Botafogo. Sofrendo a maior pressão desde que chegou ao Flamengo, o meia, que demonstrou abatimento, precisará dar uma resposta imediata neste sábado (25), diante do Atlético-MG, às 18h30, no Engenhão.

Para isso, mais do que ter uma atuação convincente, algo que pouco conseguiu desde que foi apresentado em janeiro na Gávea, o astro precisará contribuir de alguma forma para que o Rubro-Negro volte a vencer mo Brasileiro.

A equipe, embora invicta, vem de quatro empates consecutivos e vê o líder São Paulo cada vez mais distante. O Fla é o décimo, com sete pontos. Novo insucesso deve resultar em mais protestos da torcida, que foi ao treino cobrar na última terça-feira (22) e Ronaldinho foi principal alvo.

Mancini quer Galo agredindo Flamengo

Contudo, não são apenas os torcedores que estão insatisfeitos. A diretoria pediu para o jogador “maneirar” nas noitadas, fato que também estaria desagradando ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Publicamente, o elenco o defende, como revelou o meia Renato.

– Sobre ele [Ronaldinho] eu só posso dizer que se cobra muito no dia a dia, nos treinos. Ele procura dar o máximo, sempre nos ajudando. Não só ele, como todos nós estamos insatisfeitos com os resultados. Ele veio de clubes grandes e está acostumado. Aqui não é a seleção, mas é como se fosse.

Sem sofrer a mesma pressão, mas com escassez de triunfos parecido, o Atlético-MG planeja tirar proveito de uma possível pressão dos torcedores rubro-negros em sua equipe para voltar a vencer, após três jogos de jejum.

O técnico Dorival Júnior evita cobrar seus jogadores publicamente e esbanja confiança em vencer fora de casa. O Galo tem oito pontos e é o quinto colocado.

– Podem ter certeza de que vamos recuperar esses pontos fora dos nossos domínios. A tendência é que as coisas melhorem se mantivermos a postura que estamos tendo até este momento.

Em campo, Dorival Júnior faz mistério, mas a tendência é que faça mudanças nas laterais e no meio-campo, com as entradas de Patric e Guilherme Santos nas alas. No meio, Toró disputa vaga com Gilberto.

No Flamengo, Vanderlei Luxemburgo vai retornar com Wanderley no ataque. Sem Willians e Bottinelli, suspensos, deve escalar o zagueiro Ronaldo Angelim e o jovem Luiz Antonio, no 3-5-2.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATLÉTICO-MG

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de junho de 2011 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Alessandro de Matos (Fifa-BA)

FLAMENGO: Felipe; Welinton, David e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Luiz Antônio, Renato, Thiago Neves e Junior Cesar; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Patric, Leonardo Silva, Réver e Guilherme Santos; Serginho, Dudu Cearense, Gilberto e Daniel Carvalho; Magno Alves e Guilherme
Técnico: Dorival Júnior