Política

Pesquisa eleitoral mostra cenário em Alagoas para governador, senador e presidente

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela TV Pajuçara, traz o retrato do momento em Alagoas para os cargos de governador, senador e presidente da república. 

O levantamento mostra que o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) lidera as intenções de voto para governador de Alagoas. De acordo com os dados,  ele tem 28,6% das intenções de voto; seguido por Rui Palmeira (PSD), com 22,9%. Paulo Dantas vem em terceiro com 17,% das intenções de voto. Quinze vírgula cinco por cento (15,5%) não votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou votariam em branco ou nulo. Outros 7,5% não sabem ou não responderam. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-02627/2022.

No cenário para a vaga de senador pelo estado de Alagoas, o ex-governador Renan Filho (MDB) lidera a pesquisa. Ele vem seguido de Collor (PTB) e Davi Davino (PP). 

Foram apresentados os nomes das quatro pré-candidaturas postas, e o resultado trouxe a liderança de Renan Filho (MDB) com 45,8% das intenções de voto, um pouco mais que o dobro do segundo colocado, o atual senador, Fernando Collor, do PTB, que obteve 22,5%. Davi Davino aparece em terceiro com 14,10% e Mário Agra (Psol) com 1,70%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-02627/2022. 

Os números da corrida presidencial apresentam como os três primeiros colocados da  preferência no estado, o ex-presidente Lula (PT), o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). 

De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, as intenções de voto para o Palácio do Planalto trazem o ex-presidente Lula (PT) liderando com 51,1% dos votos, seguido pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL) com 27,5%. Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro lugar, mas distante de Bolsonaro, com 4,6%.Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-01283/2022.