NotíciasPolítica

Secretária de saúde de Mata Grande é alvo de críticas após município registrar primeiros casos de Covid-19

Mata Grande foi a última cidade do Estado de Alagoas a registrar casos positivos para a Covid-19 e, até agora, são apenas seis casos, um já recuperado e os demais devidamente monitorados e medicados, como rege o protocolo médico. não há nenhum óbito.

A secretária de saúde do município, Jakcélia Tavares, empenhou-se ao máximo junto a sua equipe para evitar a contaminação na cidade, seguindo todas as orientações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e cumprindo as determinações decretadas pelo Governo do Estado e pelo Município.

Mesmo assim, o vandalismo de consciências tão doentes quanto os infectados pelo novo coronavírus, numa atitude de extremo descaso com a saúde da população da cidade sertaneja, vem despejando via redes sociais incontáveis críticas, após a confirmação de infectados pelo vírus, tornando-se a secretária o alvo mais atingido.

Procurada pela redação do Inhapi Informes , Jakcélia se mostrou segura de sua responsabilidade como secretária de saúde neste momento delicado que o mundo inteiro está enfrentando como consequência desta pandemia.

“Todos os cuidados e precauções estão sendo tomados para que a nossa cidade não sofra este surto difícil de conter da Covid-19. Desde que a OMS categorizou o Coronavírus como pandemia, eu e minha equipe, apoiados pelo prefeito Erivaldo Mandu, estamos trabalhando sem interrupções para dotar a cidade dos mecanismos corretos de combate. Fomos a última cidade a registrar casos positivos e isto me dá a certeza de que nosso trabalho está funcionando positivamente”, disse Jakcélia.

A secretária continuou dizendo que “estamos conscientes de nossa responsabilidade. Nossas equipes estão treinadas para agir. Criamos barreiras sanitárias, distribuímos máscaras e kits de higiene pessoal e de limpeza, nossos profissionais envolvidos estão com todos os EPIS à disposição, fazemos conscientização da população em feiras e locais onde costumam ocorrer aglomerações, estamos também com medidas de desinfecção desses pontos. Além disso, dispomos dos medicamentos indicados para o tratamento tanto nos Postos de Saúde quanto na Unidade Hospitalar”.

A chefe da pasta da Saúde de Mata Grande lamenta os casos registrados, mesmo diante de todas as medidas que foram adotadas e diz que as críticas direcionadas a ela, a secretaria e a gestão não interferem no trabalho que preventivo, que continua sendo realizado.

“Estamos agindo e prestando toda a assistência e monitoração dos casos que, infelizmente, surgiram em Mata Grande. As críticas ocorrem partem de pessoas que, ao invés de colaborarem com o combate, comemoram em suas redes sociais o surgimento dos casos que tentamos evitar ao máximo. Essas críticas não atingem nem a mim e nem à minha equipe. Somos profissionais de Saúde, mas, acima de tudo, somos apaixonados por nossa terra e por ela estamos trabalhando duro. Enquanto eles nos criticam, nós seguimos adotando os protocolos do MS e da Secretaria de Estado da Saúde. Por enquanto, aqui em Mata Grande, está tudo sob controle e nos vamos vencer essa fase”, enfatizou.

É lamentável que fatos como este ocorram num momento delicado. A equipe de Saúde da cidade está de parabéns. Foram matérias positivas nas mídias do Estado, como exemplo de aplicação correta dos recursos destinados ao combate da Covid-19 e de engajamento numa campanha difícil e complicada. O apelo que fazem o prefeito Mandu e a secretária Jakcélia é que a população continue mantendo o isolamento social, tendo cuidado com a higiene pessoal e das casas e que atendam as recomendações do pessoal da Saúde, que foi treinado e orientado para combater a proliferação do vírus. Quem puder, permaneça em casa.