CidadesNotícias

Dos 102 municípios alagoanos, apenas Mata grande não havia registrado nenhum caso de Covdi-19

O município de Mata Grande, no Alto Sertão de Alagoas, registrou o primeiro caso de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Sesau, publicado no dia 13 de junho, o único município do estado que não havia registrado nenhum caso apareceu com um caso positivo.

Trata-se de uma paciente que deu entrada na unidade hospitalar municipal e depois foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia (UPA), referência no combate do coronavírus no Alto Sertão. Após passar por teste rápido que deu negativo, a paciente foi liberada e retornou para sua residência. Três dias após seu retorno, ela passou mal e voltou à unidade hospitalar municipal, de onde foi encaminhada para o Hospital Regional de Santana do Ipanema.

A paciente ficou internada alguns dias, e, não havendo melhora no quadro, foi transferida para o Hospital de Arapiraca. De acordo com depoimento de um familiar, a mesma não apresentou nenhuma melhora e a família achou por bem pedir alta, comprometendo-se a assinar um termo. No entanto, não se fez necessário porque, após meia hora, o médico plantonista deu alta à paciente. Ao chegar em sua residência, ela recebeu a visita de profissionais de saúde e ficou de quarentena por 14 dias.

O que mais chama atenção é que o exame realizado, que deu positivo, só saiu o resultado no último dia 13 de junho, tendo em vista que a paciente deu entrada no hospital dia 5 de maio. Ainda no depoimento, a pessoa da família ouvida pela reportagem do Inhapi Informes acrescentou que, em momento algum, a paciente apresentou sintomas da Covid-19, visto que se trata de pessoa do grupo de risco.

Em contato com a Secretaria de Saúde do município, nos foi informado que a paciente será submetida a novo exame que servirá como contraprova para que esse caso seja devidamente esclarecido, já que todos os membros da família ao se submeterem ao teste rápido testaram negativo.