Cidades

Dono de hospital veterinário em Maceió é indiciado por maus-tratos e negligência

O proprietário do Hospital Veterinário do Trabalhador (HVT), localizado no Barro Duro, em Maceió, foi indiciado nesta quinta-feira (6) após denúncias de maus-tratos a animais e negligência. A informação foi confirmada ao G1 pelo delegado Leonam Pinheiro, da Delegacia de Roubos e Crimes Ambientais, da Polícia Civil.

Nesta manhã, um grupo realizou um protesto em frente ao HVT cobrando justiça. Alguns tutores de animais relataram que deixaram seus pets para procedimentos simples e eles acabaram falecendo.

A reportagem entrou em contato com o hospital, às 14h45, para saber o posicionamento sobre o indiciamento, e aguarda respostas.

De acordo com o delegado, o dono do estabelecimento já foi intimado e vai dar seu depoimento nesta sexta (7). Além dele, funcionários do local e as vítimas também serão ouvidos nos próximos dias. Até o momento, quatro vítimas deram depoimento.

“A investigação está no começo, e ele [o dono do hospital] será interrogado amanhã. Mais vítimas serão ouvidas. Tudo vai ser apurado, vamos enviar os dados dos animais para veterinários profissionais para identificar o que aconteceu em cada caso. A visita no hospital será realizada depois de uma autorização judicial”, disse o delegado Leonam Pinheiro, que coordena as investigações.

Ainda segundo o delegado, o proprietário do hospital pode ser condenado por maus-tratos e crimes ambientais, cuja a pena chega a 5 anos de prisão. Caso seja somada, a pena pode ser maior.

Ronaldo Mickael, tutor de um cachorro de 7 meses chamado Lock, relatou a situação em que o animal se encontrava ao passar por cirurgia na pata e ser internado no HVT. O animal faleceu na terça (4). Um vídeo enviado ao G1 mostra o animal morto em uma mesa de cirurgia, o tutor chorando pela perda e o pai dele pedindo explicações ao hospital.

Fonte: G1 de Alagoas