Polícia

Criminosos tentam furtar estátua do escritor Jorge de Lima em Maceió

Criminosos tentaram furtar na madrugada desta sexta-feira (25) a estátua de bronze do escritor Jorge de Lima, que fica na Praça Sinimbu, no centro de Maceió.

Segundo o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, dois homens foram pegos em flagrante durante o ato criminoso, mas não foram presos.

“Fomos avisados durante a madrugada de que estavam tentando levar a estátua, chegaram a enrolar ela com um pano. A polícia foi acionada, conseguiu chegar a tempo, mas não prendeu os dois homens”, disse.

G1 entrou em contato com a Polícia Militar, às 9h45, e aguarda resposta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou que a estátua foi abandonada no local e que as câmeras de segurança foram levadas.

O presidente disse que pediu reforço na segurança da Praça, mas que não obteve retorno. “Isso aqui é abandonado. Nós enviamos ofício solicitando, nunca tivemos resposta. Aqui a vigilância é feita por uma empresa particular. A gente vive da vigilância que a gente paga”, lamentou.

A estátua de Jorge de Lima foi inaugurada em dezembro de 2020, e custou R$ 185 mil aos cofres públicos. O presidente diz que seria uma perda muito grande se a estátua tivesse sido furtada.

“A gente sabe que se isso acontecesse dificilmente ela seria reposta. Além do quanto custou, tem o valor literário, cultural”.

Veja abaixo a íntegra da nota da Semscs

“O Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) esteve no local para verificar a tentativa de furto da estátua do escritor Jorge de Lima, localizada na Praça Sinimbu. A estátua de bronze foi retirada do local onde era afixada e enrolada com tecidos, mas os suspeitos acabaram não levando e abandonado no local. O secretário Thiago Prado acompanhou de perto o trabalho do serviço de inteligência no local, onde foram levantadas possíveis imagens de câmeras de segurança da região e também depoimentos de moradores. Após o levantamento das informações, a estátua foi removida pelas equipes das Semscs e levada a sede Superintendência Muncipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), no bairro do Jaraguá”.

Fonte: G1 de Alagoas