Notícias

De bicicletas, casal holandês sai de seu país e percorre território brasileiro

Os namorados holandeses Hilde Deleeuw, 26, e Tos Alles, 24, fazem um percurso a bicicleta pelo Brasil e passaram na cidade de Inhapi na tarde de segunda feira (24) após percorrerem 4796 km de seu país até a pequena cidade do sertão alagoano.

 

Assim que foram percebidos, os estrangeiros chamaram a atenção de várias pessoas que passavam pela rua e pararam para acompanhar a entrevista que a dupla cedia ao Minuto Sertão. O esforçado português ainda misturado com inglês e holandês que falavam, segundo eles, há apenas três meses, deixava os inhapienses ainda mais curiosos.

 

Já no final da entrevista, os estrangeiros receberam um presente de uma comerciante da cidade que ficou encantada com a simpatia dos europeus.

 

História

 

A enfermeira Hilde e o cientista da computação Tos saíram da Hollanda, da cidade Utrecht, no dia 12 de maio seguindo um percurso de quase 4 mil quilômetros em 17 dias pelo mar atlântico até Recife (PE). De onde o casal seguiu pedalando em suas bicicletas pelas terras pernambucanas passando por pequenas e grandes cidades, sítios e vilas. Segundo Tos, a média de viagem diária deles é de 50 km. “Nós temos um limite para não nos estressar demais.” Disse.

 

Para os europeus não existe um idéia fixa dos lugares por onde vão passar ou dá por encerrado o percurso no Brasil. A enfermeira Hilde revelou a nossa reportagem que de repente podem está ficando no país para trabalhar. “Se nosso dinheiro acabar, podemos está pedindo renovação de nosso visto, para permanecer mais neste país e conseguir um trabalho provisório.” Disse.

 

Hilde e Tos carregam em suas bicicletas utensílios básicos para suas manutenções durante a viagem. Sua carga chega a pesar 60 quilos.

 

O casal holandês não pedala durante a noite, preferem descansar em fazendas, quando na zona rural ou em postos de combustíveis onde armam suas barracas e garantem que têm mais segurança.

 

Os namorados entram em contato com os familiares que moram na Hollanda através de mensagens de telefones celulares ou a internet onde têm um site (www.filosofietsen.nl) que atualizam com fotos e relatos de suas viagens, inclusive essa pelo território brasileiro.

 

Deleeuw e Alles terminam a entrevista afirmando que o povo brasileiro é muito hospitaleiro e “boa gente”.